Código de Ética
Ética na Publicação
O Brazilian Journal of Food Technology - BJFT recomenda a orientação apresentada nas “Boas Práticas Científicas” publicadas pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Os autores interessados em publicar artigos no BJFT devem atender aos requisitos descritos no item “Sobre a comunicação dos resultados de pesquisa e sua autoria” desta importante publicação.
Os editores da BJFT também seguem as diretrizes da COPE – Committee on Publication Ethics e recomendam que autores e revisores atendam aos requisitos desta publicação em relação às suas atribuições. Quando o manuscrito apresentar resultados de pesquisa envolvendo a participação de seres humanos no Brasil, em atendimento à Resolução nº 466 de 12 de outubro de 2012, publicada em 2013 pelo Conselho Nacional de Saúde do Brasil, deverá ser informado o número do processo de aprovação do projeto por um Comitê de Ética em Pesquisa.
O BJFT utiliza a ferramenta Crossref Similarity Check (iThenticate) para a avaliação de plágio, contribuindo para a segurança dos artigos publicados.
É obrigatório incluir o ORCID do autor correspondente ao enviar o manuscrito. Recomenda-se também incluir o ORCID dos demais autores. Recomenda-se fortemente que os autores vinculem seu ORCID em seus preprints e dados que estejam em repositórios durante a submissão. Essa prática promove a transparência e garante a atribuição adequada do trabalho. Além disso, apoia a disseminação mais ampla da pesquisa e fomenta uma abordagem ética à publicação acadêmica.
Questões de gênero e sexo
Os manuscritos submetidos ao BJFT devem seguir os princípios das diretrizes Sex and Gender Equity in Research (SAGER). De acordo com essas diretrizes, os termos “sexo” (um atributo biológico) e “gênero” (uma construção social e cultural) devem ser usados de forma precisa para evitar confusão.
Comitê de Ética
Quando o trabalho apresenta resultados de pesquisa envolvendo a participação de seres humanos no Brasil, seguindo a Resolução Brasileira 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, o número de aprovação do projeto por um Comitê de Ética em Pesquisa deve ser informado.
Direitos autorais
Todos os artigos publicados no Brazilian Journal of Food Technology são protegidos por direitos autorais dos autores, o periódico detém o direito de primeira publicação, incluindo fotografias que podem ser usadas para promover o artigo por meio das redes sociais. Os artigos são licenciados sob a licença Creative Commons License CC BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente atribuído.
Diretrizes e Políticas
Conformidade com a Ciência Aberta
O movimento da Ciência Aberta propõe diretrizes de práticas científicas colaborativas, compartilhadas e públicas. Este periódico adere ao modelo Gold Open Access. Como parte do nosso compromisso com a Ciência Aberta, os autores devem preencher um Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.
O BJFT, em conformidade com as práticas de Ciência Aberta, incentiva os autores a depositar seus manuscritos e materiais suplementares (dados, códigos de programa, entre outros), no momento da submissão ou antes, em repositórios Preprint e de dados, respectivamente. Os arquivos podem ser depositados nos repositórios SciELO Preprints e SciELO Data. Outros repositórios equivalentes são aceitos. Os autores devem fornecer essas informações no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”.
Os autores podem escolher um ou mais meios de abertura do processo de revisão por pares oferecido pelo periódico. As opções são 1) a publicação ou não dos pareceres de avaliação do manuscrito, se o artigo submetido for aceito para publicação; e 2) interação direta ou indireta com os revisores responsáveis pela avaliação do manuscrito. Os autores devem informar suas opções no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”
O “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” preenchido deve ser enviado em PDF como um arquivo suplementar na submissão, e a conformidade informada pelos autores será verificada na revisão inicial dos manuscritos e posteriormente pelos editores e revisores.
Informações Bibliográficas do Periódico
Título do periódico: Brazilian Journal of Food Technology
Título-chave abreviado: Braz. J. Food. Technol. (online)
Publicado por: Instituto de Tecnologia de Alimentos
Período: Anual
Modo de publicação: publicação continuada (rolling publishing)
Ano de criação do periódico: 1998
Sites e Mídias Sociais
O Brazilian Journal of Food Technology publica periodicamente artigos em redes sociais como Facebook (@revistaBJFT), Twitter (@revistaBJFT) e Instagram (@revistaBJFT). Também produz textos jornalísticos para o blog SciELO em Perspectiva e outros veículos científicos de divulgação. A altimetria de cada artigo pode ser acompanhada no site da SciELO.
Preprints
O BJFT incentiva os autores a depositar seus manuscritos em um repositório de Preprints no momento da publicação, ou antes dela. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito, contribuindo para a preservação e reutilização de conteúdos e pesquisas, em caso de aprovação para publicação. No contexto de periódicos científicos, um preprint é uma versão de um artigo que existe antes da revisão por pares. Os autores depositam os preprints em um servidor de preprints, geralmente relacionados tematicamente, seguindo procedimentos públicos. O preprint pode ser uma versão final ou incompleta, embora a versão final seja o mais comum. Ao utilizar este serviço, os autores estabelecem uma data anterior, solicitam feedback e incorporam sugestões ao manuscrito, que é posteriormente submetido ao processo editorial formal de um periódico. Manuscritos depositados no repositório SciELO Preprints ou equivalente são aceitos.
Os autores devem informar os dados do manuscrito Preprint no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).
Uso de Inteligência Artificial
O BJFT espera que os artigos relatem o trabalho original e as ideias dos autores listados. Qualquer contribuição de outras fontes deve ser claramente e precisamente atribuída.
Nesse sentido, quaisquer contribuições de ferramentas e tecnologias de inteligência artificial (IA) para um estudo ou para o conteúdo de um artigo devem ser relatadas em uma seção dedicada dos Métodos ou dos Agradecimentos.
Chatbots (como ChatGPT) não devem ser listados como autores, pois não podem ser responsabilizados pela precisão, integridade e originalidade do trabalho. Essas responsabilidades são essenciais para a autoria. Portanto, os humanos são responsáveis por qualquer material submetido que inclua o uso de tecnologias assistidas por IA.
Nos casos em que ferramentas ou tecnologias de IA, baseadas em Modelos de Linguagem Grande (LLMs), contribuam para a geração de conteúdo textual, os autores são responsáveis por garantir que: o conteúdo seja preciso e válido; não haja preocupações sobre possível plágio; todas as fontes relevantes sejam devidamente citadas; e todas as declarações no artigo, incluindo hipóteses, interpretações, resultados, conclusões, limitações e implicações do estudo, representem as ideias originais dos autores.
Processo de revisão por pares
Após a submissão ao BJFT, os manuscritos passam por uma avaliação inicial, que inclui verificações de similaridade. Em seguida, são designados a um Editor de Área. Dependendo do escopo e da qualidade geral do manuscrito, ele pode ser enviado a dois revisores ou retornado aos autores para revisões. Em alguns casos, os manuscritos podem ser rejeitados.
Todo o processo segue uma revisão cega, exceto para manuscritos cujos autores, em alinhamento com os princípios da Ciência Aberta, tenham depositado um preprint do manuscrito ou optado por tornar a revisão acessível abertamente.
As avaliações dos revisores são enviadas ao Editor Associado, que avalia a adequação do manuscrito para publicação. Em casos de desacordo entre os revisores, revisores adicionais podem ser consultados. Se a publicação for viável, as avaliações dos revisores e do Editor Associado são compartilhadas com os autores. Os autores revisam as sugestões e fazem modificações relevantes, que devem ser destacadas em uma cor diferente dentro do texto. Não há limite para o número de revisões; este processo é interativo e depende da prontidão dos revisores, editores e autores.
Ao final do processo, a decisão final cabe ao Editor-Chefe ou Editor de Área, que aprova ou rejeita a publicação do manuscrito com base na recomendação do Editor Associado e nas avaliações dos revisores.
Este sistema de revisão por pares é o mecanismo de autorregulação adotado pelo periódico para certificar a credibilidade da pesquisa a ser publicada.
Como parte das práticas de Ciência Aberta, quando aplicável, os nomes dos Editores e Revisores, bem como detalhes sobre o processo de revisão, serão divulgados juntamente com o artigo. A avaliação inicial conduzida pelos Editores leva em consideração a adequação ao escopo e às diretrizes do periódico, a relevância do estudo, a amplitude do foco, a metodologia apropriada e reproduzível, a bibliografia recente e relevante e a qualidade da expressão escrita.
A avaliação subsequente pelos Revisores e Editores/Conselheiros considera a originalidade do manuscrito, a qualidade científica, a relevância e os aspectos técnicos do manuscrito, incluindo a adequação do título e a qualidade do Resumo/Abstract, Introdução, Metodologia, Discussão e Conclusões, além da clareza e objetividade do texto.
Dados Abertos
O periódico BJFT incentiva os autores a depositar seus dados como material suplementar em um repositório de dados, seja no momento da publicação ou antes dela, se não puderem ser publicados dentro do próprio trabalho. Essas informações devem ser indicadas no manuscrito. Esses conteúdos devem ser depositados em repositórios de dados como SciELO Data, Zenodo, Figshare, OSF, Mendeley Data ou equivalente. As informações devem ser incluídas no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”. Consequentemente, os artigos de pesquisa devem indicar e referenciar a disponibilidade do conteúdo subjacente à pesquisa e os resultados obtidos.
Política sobre Conflito de Interesses
Prevenir conflitos de interesse é crucial para garantir a integridade e credibilidade da produção científica. Portanto, os autores são obrigados a declarar quaisquer conflitos de interesse relevantes ao enviar um manuscrito. Isso inclui vínculos financeiros, relacionamentos institucionais ou interesses pessoais que possam ter influenciado os resultados da pesquisa.
Os revisores, escolhidos com base em sua expertise, também devem declarar quaisquer conflitos de interesse ao BJFT antes de revisar um manuscrito e manter a imparcialidade em suas avaliações. Os editores devem nomear revisores independentes e divulgar quaisquer relacionamentos significativos entre autores e patrocinadores da pesquisa. Eles também devem manter sua independência editorial, não sendo influenciados por interesses comerciais, políticos ou pessoais nas decisões sobre aceitação, rejeição ou revisão de artigos que possam ser afetados por esses interesses.
O BJFT está comprometido em manter uma abordagem imparcial em todas as etapas do processo de publicação científica, assegurando que a seleção de artigos para publicação seja baseada na qualidade, relevância e rigor científico.
Adoção de software Similarity
Dentro do processo de avaliação, após a aceitação da submissão, todos os manuscritos são avaliados quanto à similaridade com outras publicações, cujos resultados são indicados ao editor chefe e/ou editores de área. Neste processo, o Brazilian Journal of Food Technology faz uso da ferramenta Crossref Similarity Check (iThenticate) para avaliar plágio. Dependendo do resultado, o trabalho é rejeitado, o autor é notificado e recebe o relatório gerado pelo programa.
Portanto, os autores devem sempre citar as fontes com precisão e referenciar adequadamente tanto seus próprios trabalhos publicados anteriormente quanto os de outros para evitar problemas relacionados à similaridade, autoplágio e plágio.
Propriedade Intelectual e Termos de Uso
Todos os artigos publicados no Brazilian Journal of Food Technology são protegidos por direitos autorais dos autores, e o periódico tem o direito de primeira publicação, incluindo fotografias que podem ser usadas para promover o artigo por meio de mídias sociais. Os artigos são licenciados sob a licença Creative Commons License CC BY 4.0 de acesso aberto, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O BJFT incentiva os autores a auto arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como publicando-os em suas mídias sociais, desde que a citação completa da versão do site do periódico seja incluída.
Patrocinadores e Agências de Promoção
O BJFT é apoiado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), que é afiliado à Agência de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
Av. Brasil, 2880, Campinas – SP, Brazil. Zip Code: 13070-178
Phone: +55 19 3743-1762 | E-mail: bjftsec@ital.sp.gov.br
Except where otherwise stated, content on this journal is licensed under a Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0).