Instruções aos autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO

1. CONTEÚDO E CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA PUBLICAÇÃO
Serão aceitos manuscritos de abrangência nacional e/ou internacional que apresentem novos conceitos ou abordagens experimentais e que não sejam apenas repositórios de dados científicos.
Os artigos publicados no BJFT classificam-se nas seguintes categorias:

1.1. ARTIGOS CIENTÍFICOS ORIGINAIS: São trabalhos que relatam a metodologia, os resultados finais e as conclusões de pesquisas originais, estruturados e documentados de modo que possam ser reproduzidos com margens de erro iguais ou inferiores aos limites indicados pelo autor. O trabalho não pode ter sido previamente publicado, exceto de forma preliminar como preprint, nota científica ou resumo de congresso.

1.2. ARTIGOS DE REVISÃO: São extratos inter-relacionados da literatura disponível sobre um tema que se enquadre no escopo da revista e que contenham conclusões sobre o conhecimento disponível. Preferencialmente devem ser baseados em literatura publicada nos últimos cinco anos.

1.3 NOTAS CIENTÍFICAS: São relatos parciais de pesquisas originais que, devido à sua relevância, justificam uma publicação antecipada. Devem seguir o mesmo padrão do Artigo Científico, podendo ser, posteriormente, publicadas de forma completa como Artigo Científico.

1.4. PREPRINT: O BJFT incentiva os autores a depositarem seu manuscrito em um repositório de Preprints no momento da publicação ou antes dela. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito, contribuindo para a preservação e reutilização dos conteúdos e pesquisas, em caso de aprovação para publicação. Os autores devem informar os dados do manuscrito Preprint no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

Os manuscritos devem ser apresentados em inglês.

2. ESTILO E FORMATAÇÃO

2.1. FORMATAÇÃO
- Editor de Textos Microsoft WORD 2010 ou superior, não protegido.
- Fonte ARIAL 12. Não formate o texto em múltiplas colunas.
- Página formato A4 (210 x 297 mm), margens de 2 cm.
- Todas as linhas e páginas do manuscrito deverão ser numeradas sequencialmente.
- A itemização de seções e subseções não deve exceder 3 níveis.
- O número de páginas, incluindo Figuras e Tabelas no texto, não deverá ser superior a 20 para Artigos Científicos Originais e de Revisão e a 09 para Notas Científicas. Sugerimos que a apresentação e discussão dos resultados seja a mais concisa possível.
- Use frases curtas.

2.2. UNIDADES DE MEDIDAS: Deve ser utilizado o Sistema Internacional de Unidades (SI) e a temperatura deve ser expressa em graus Celsius.

2.3. EQUAÇÕES: As equações devem aparecer em formato editável e apenas no texto, ou seja, não devem ser apresentadas como figura nem devem ser enviadas em arquivo separado.
Recomendamos o uso do editor de equações para apresentação de equações no texto. Não misture ferramentas digitais e Editor de Equações na mesma equação, nem tampouco misture estes recursos com inserir símbolos. Também não use editor de equações para apresentar no texto do manuscrito variáveis simples (ex., a=b2+c2), letras gregas e símbolos (ex., α, ͚͚∞, Δ) ou operações matemáticas (ex., x, ±, ≥). Na edição do texto do manuscrito, sempre que possível, use a ferramenta “inserir símbolos”.

Devem ser citadas no texto e numeradas em ordem sequencial e crescente, em algarismos arábicos entre parênteses, próximo à margem direita.

2.4. ABREVIATURAS e SIGLAS: As abreviaturas e siglas, quando estritamente necessárias, devem ser definidas na primeira vez em que forem mencionadas. Não use abreviaturas e siglas não padronizadas, a menos que apareçam mais de 3 vezes no texto. As abreviaturas e siglas não devem aparecer no Título, nem, se possível, no Resumo e Palavras-chave.

2.5 NOMENCALTURA: Reagentes e ingredientes: preferencialmente use o nome internacional não-proprietário (INN), ou seja, o nome genérico oficial.

Nomes de espécies: utilize o nome completo do gênero e espécie, em itálico, no título (se for o caso) e no manuscrito, na primeira menção. Posteriormente, a primeira letra do gênero seguida do nome completo da espécie pode ser usada.

ATIVOS DIGITAIS

2.6. TABELAS E FIGURAS: Devem ser numeradas em algarismos arábicos na ordem em que são mencionadas no texto. Seus títulos devem estar imediatamente acima das Tabelas e imediatamente abaixo das Figuras e não devem conter unidades. As unidades devem estar, entre parênteses, dentro das Tabelas e nas Figuras. Fotografias devem ser designadas como Figuras. A localização das Tabelas e Figuras no texto deve estar identificada.

As Tabelas devem ser editadas utilizando os recursos próprios do editor de textos WORD para este fim, usando apenas linhas horizontais. Devem ser autoexplicativas e de fácil leitura e compreensão. Notas de rodapé devem ser indicadas por letras minúsculas sobrescritas. Demarcar primeiramente as colunas e depois as linhas e seguir esta mesma sequência para as notas de rodapé.

As Figuras devem ser utilizadas, de preferência, para destacar os resultados mais expressivos. Não devem repetir informações contidas em Tabelas. Devem ser apresentadas de forma a permitir uma clara visualização e interpretação do seu conteúdo. As legendas devem ser curtas, autoexplicativas e sem bordas. As Figuras (gráficos, fotos, diagrama etc.) devem ser coloridas e em alta definição (300 dpi), para que sejam facilmente interpretadas. As figuras devem estar na forma de arquivo JPG ou TIF.

Devem ser enviadas (File upload) em arquivos individuais, separadas do texto principal, na submissão do manuscrito. Estes arquivos individuais devem ser nomeados de acordo com o número da figura. Ex.: Fig1.jpg, Fig2.tif etc.

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

O Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta deve ser enviado em pdf como um arquivo suplementar na submissão.
Apêndices e anexos: manter no manuscrito, logo após a lista de referências.
Material Suplementar: separar em um arquivo individual (formato .docx). As legendas devem ser citadas como S1.title/caption do material, por exemplo.
Apêndices, anexos e Material Suplementar devem ser citados no texto.

3. ESTRUTURA DO ARTIGO

3.1. PÁGINA DE ROSTO: título, título abreviado, autores/filiação (deverá ser submetido como Title Page)

TÍTULO: Deve ser claro, preciso, conciso (até 15 palavras) e identificar o tópico principal da pesquisa.

TÍTULO ABREVIADO (RUNNING HEAD): Deve ser escrito em caixa alta e não exceder 50 caracteres, incluindo espaços.

AUTORES/FILIAÇÃO: São considerados autores aqueles com efetiva contribuição intelectual e científica para a realização do trabalho, participando de sua concepção, execução, análise, interpretação ou redação dos resultados, aprovando seu conteúdo final. Havendo interesse dos autores, os demais colaboradores, como, por exemplo, fornecedores de insumos e amostras, aqueles que ajudaram a obter recursos e infraestrutura e patrocinadores, devem ser citados na seção de agradecimentos. O autor de correspondência é responsável pelo trabalho perante a Revista e, deve informar a contribuição de cada coautor para o desenvolvimento do estudo apresentado.

Devem ser fornecidos os nomes completos e por extenso dos autores, seguidos de sua filiação completa (Instituição/Departamento, cidade, estado, país) e endereço eletrônico (e-mail). O autor para correspondência deverá ter seu nome indicado e apresentar endereço completo para postagem.

Para o autor de correspondência:
Nome completo (*autor correspondência)
Instituição/Departamento (Nome completo da Instituição de filiação quando foi realizada a pesquisa)
Endereço postal completo (Logradouro/ CEP / Cidade / Estado / País)
Telefone
e-mail

Para co-autores:
Nome completo
Instituição/Departamento (Filiação quando realizada a pesquisa)
Endereço (Cidade / Estado / País)
e-mail

3.2 DOCUMENTO PRINCIPAL: título, resumo, destaques (highlights), palavras-chave, texto do artigo com a identificação de figuras e tabelas

Artigo científico original e nota científica deverão conter os seguintes tópicos: Título; Resumo; Destaques (highlights); Palavras-chave; Introdução com Revisão de Literatura; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões; Agradecimentos (se houver) e Referências.

Artigo de revisão bibliográfica deverá conter os seguintes tópicos: Título; Resumo; Destaques (highlights); Palavras-chave; Introdução e Desenvolvimento (livre); Conclusão; Agradecimentos (se houver) e Referências.

Título: Deve ser claro, preciso, conciso (até 15 palavras) e identificar o tópico principal da pesquisa. Usar palavras úteis para indexação e recuperação do trabalho. Evitar nomes comerciais e abreviaturas. Se for necessário usar números, esses e suas unidades devem vir por extenso. Gênero e espécie devem ser escritos por extenso e itálico; a primeira letra em maiúscula para o gênero e em minúscula para a espécie. Incluir nomes de cidades ou países apenas quando os resultados não puderem ser generalizados para outros locais.

Resumo: Deve incluir objetivo(s) ou hipótese da pesquisa, material e métodos (somente informação essencial para a compreensão de como os resultados foram obtidos), resultados mais significativos e conclusões do trabalho, contendo no máximo 2.000 caracteres (incluindo espaços). Não usar abreviaturas e siglas.

Palavras-chave: Devem ser incluídas no mínimo 6, logo após o Abstract, até no máximo 10 palavras indicativas do conteúdo do trabalho, que possibilitem a sua recuperação em buscas bibliográfica s. Não utilizar termos que apareçam no título. Usar palavras que permitam a recuperação do artigo em buscas abrangentes. Evitar palavras no plural e termos compostos (com "e" e "de"), bem como abreviaturas, com exceção daquelas estabelecidas e conhecidas na área.

DESTAQUES (Highlights): Para dar maior visibilidade e atratividade ao artigo, a revista publica os Destaques do artigo. Eles devem conter 3 tópicos, cada um com até 90 caracteres (incluindo espaços). Cada tópico deve descrever uma conclusão ou resultado importante do estudo, apresentado na forma de sentença.

Introdução: Deve reunir informações para uma definição clara da problemática estudada, fazendo referências à bibliografia atual, preferencialmente de periódicos indexados, e da hipótese/objetivo do trabalho, de maneira que permita situar o leitor e justificar a publicação do trabalho. Visando à valorização da Revista, sugere-se, sempre que pertinente, a citação de artigos publicados no BJFT.

Material e métodos: Deve possibilitar a reprodução do trabalho realizado. A metodologia empregada deve ser descrita em detalhes apenas quando se tratar de desenvolvimento ou modificação de método. Neste último caso, deve destacar a modificação efetuada. Todos os métodos devem ser bibliograficamente referenciados ou descritos.

Resultados e discussão: Os resultados devem ser apresentados e interpretados dando ênfase aos pontos importantes que deverão ser discutidos com base nos conhecimentos atuais. Deve-se evitar a duplicidade de apresentação de resultados em Tabelas e Figuras. Sempre que possível, os resultados devem ser analisados estatisticamente.

Conclusões: Neste item deve ser apresentada a essência da discussão dos resultados, com a qual se comprova, ou não, a hipótese do trabalho ou se ressalta a importância ou contribuição dos resultados para o avanço do conhecimento. Este item não deve ser confundido com o Resumo, nem ser um resumo da Discussão.

Financiamento/Agência de fomento: Deve ser feita a identificação completa da agência de fomento: O autor de correspondência deve indicar fontes de financiamento ao projeto de pesquisa durante a submissão, indicando o nome completo da Agência por extenso, constando seu nome, país, nº do(s) projeto(s) com todos os dígitos e o ano de concessão. Os autores são responsáveis pela veracidade e exatidão desses dados.

Agradecimentos: Colaboradores que não atendem aos critérios de autoria devem receber agradecimentos, contudo, devem consentir em que seu nome apareça na publicação. Agradecimentos a pessoas ou instituições são opcionais.

3.3 REFERÊNCIAS: A revista BJFTadota, a partir de 2019, o estilo de citações e referências bibliográficas da American Psychological Association - APA. A norma completa e os tutoriais podem ser obtidos no link  http://www.apastyle.org.

A lista de referências deve ser elaborada primeiro em ordem alfabética e em seguida em ordem cronológica, se necessário.

Os nomes de todos os autores deverão ser listados nas referências, portanto não é permitido o uso da expressão "et al.", utilizá-la somente nas citações.

Citações no texto

As citações bibliográficas inseridas no texto devem ser feitas de acordo com o sistema "Autor Data".

Exemplos:

1. Apenas um autor: Silva (2017) ou (Silva, 2017)
2. Dois autores:  Costa & Silveira (2010) ou (Costa & Silveira, 2010) 
3. Três ou mais autores: (Nafees et al., 2014)
4. Autor entidade: (Sea Turtle Restoration Project, 2006)

Nos casos de citação de autor entidade, cita-se o nome dela por extenso:

(American Dietetic Association, 1999)

As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.

Exemplos:

De acordo com Reeside (1927a)
(Reeside, 1927b)

A lista de referências deve seguir o estabelecido pela American Psychological Association – APA, na seguinte forma (https://awc.ashford.edu/cd-apa-reference-models.html):

Periodical publication (Journal articles)
Dumais, S. A., Rizzuto, T. E., Cleary, J., & Dowden, L. (2013). Stressors and supports for adult online learners: Comparing first- and continuing-generation college students. American Journal of Distance Education, 27(2), 100-110. https://doi.org/10.1080/08923647.2013.783265
Reitzes, D. C., & Mutran, E. J. (2004). The transition to retirement: Stages and factors that influence retirement adjustment. International Journal of Aging and Human Development, 59(1), 63-84. Retrieved from http://journals.sagepub.com/home/ahd
Spagnol, W. A., Silveira Junior, V., Pereira, E., & Guimarães Filho, N. (2018). Monitoramento da cadeia do frio: novas tecnologias e recentes avanços. Brazilian Journal of Food Technology21, e2016069. Recuperado em 03 de dezembro de 2018, de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232018000100300&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Leão, P. R. P. d., Medina, A. L., Vieira, M. A., & Ribeiro, A. S. (2018). Decomposição de amostras de cerveja com sistema de refluxo para determinação monoelementar por F AAS/AES e determinação multielementar por MIP OES. Brazilian Journal of Food Technology, 21, 1-11. http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.6217

Books (https://blog.apastyle.org/apastyle/book/)
Jans, N. (1993). The last light breaking: Life among Alaska's\ Inupiat Eskimos. Anchorage, AK: Alaska Northwest Books.
Miller, J., & Smith, T. (Eds.). (1996). Cape Cod stories: Tales from Cape Cod, Nantucket, and Martha's\ Vineyard. San Francisco, CA: Chronicle Books.
For a single editor, use "(Ed.)".
Arking, R. (2006). The biology of aging: Observations and principles (3rd ed.). New York, NY: Oxford University Press.
Meilgaard, M., Vance Civillie, G., & Thomas Carr, B. (1999). Sensory evaluation techniques (464 p.). Leeds: CRC Press.  http://dx.doi.org/10.1201/9781439832271

E-book (https://blog.apastyle.org/apastyle/book/)

Chaffe-Stengel, P., & Stengel, D. (2012). Working with sample data: Exploration and inference. https://doi.org/10.4128/9781606492147

Miller, L. (2008). Careers for nature lovers & other outdoor types. Retrieved from http://www.ebscohost.com

Book chapter
Haybron, D. M. (2008). Philosophy and the science of subjective well-being. In M. Eid & R. J. Larsen (Eds.), The science of subjective well-being (pp. 17-43). New York: Guilford Press.
Quina, K., & Kanarian, M. A. (1988). Continuing education. In P. Bronstein & K. Quina (Eds.), Teaching a psychology of people: Resources for gender and sociocultural awareness (pp. 200-208). Retrieved from http://www.ebscohost.com/academic/psycinfo.

Technical Standards
Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2011). Alumínio e suas ligas - Chapa lavrada para piso - Requisitos (ABNT NBR 15963:2011). Rio de Janeiro: Autor.
ASTM International. (2009). Standard specification for polyethylene terephthalate film and sheeting (D5047-17). West Conshohocken: Author.

Legislation (Ordinances, decrees, resolutions, laws)
Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (2014, fevereiro 21). Regulamenta a Lei no 7.678, de 8 de novembro de 1988, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho (Decreto nº 8.198, de 20 de fevereiro de 2014).  Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. (2001, maio 15). Aprova o Regulamento Técnico - Critérios Gerais e Classificação de Materiais para Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos constante do Anexo desta Resolução (Resolução - RDC nº 91, de 11 de maio de 2001). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Retrieved from: http://portal.anvisa. gov.br/documents/10181/2718376/(1)RDC_91_2001_COMP.pdf/ fb132262-e0a1-4a05-8ff7-bc9334c18ad3
European Union. (2014). European Commission’s Directorate General Health and Consumers. Guidance notes on the classification of a United States of America, 108(40), 16819-16824. http://dx.doi.org/10.1073/pnas.1016644108. PMid:21949380
European Union. (2006). Commission Regulation (EC) No 1881/2006 of 19 December 2006 setting maximum levels for certain contaminants in foodstuffs, L 364/5–L 364/24. Official Journal of the European Union, Bruxelles.

Patents
Flamme, E., & Bom, D. C. (2011). U.S. Patent No. WO 2011/067313, A1. Washington, DC: Patent Cooperation Treaty.

4. AUTORIA

São considerados autores aqueles com efetivas contribuições intelectuais e científicas ao trabalho, participando de sua concepção, execução, análise, interpretação ou redação dos resultados, e aprovando seu conteúdo final. A autoria também implica responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e compromisso de colaborar na investigação e resolução de questões relacionadas à exatidão ou integridade de qualquer parte do trabalho.

Caso haja interesse dos autores, outros colaboradores que não atendam a esses requisitos, como fornecedores de insumos e amostras, ou aqueles que ajudaram a obter recursos, infraestrutura e patrocinadores, devem ser mencionados na seção de agradecimentos. A ordem de autoria deve ser uma decisão conjunta dos autores.

Para o periódico, o autor correspondente é responsável pelo trabalho e deve informar a contribuição de cada coautor para o desenvolvimento do estudo de acordo com a taxonomia CRediT.

Sobre os autores, espera-se que atendam aos seguintes requisitos mínimos:

  • submeter para publicação somente resultados de pesquisas realizadas de forma ética e responsável, de acordo com a legislação pertinente;
  • apresentar os resultados de forma clara e honesta, sem qualquer tipo de “fabricação”, falsificação ou manipulação indevida de dados;
  • descrever os métodos utilizados de forma clara e não ambígua, de modo que os resultados possam ser confirmados por outros pesquisadores;
  • atender à presunção de que todos os autores do artigo contribuíram individual e verdadeiramente para a realização da pesquisa;
  • atender à presunção de que o artigo submetido à avaliação é original, sem plágio e não publicado em nenhum outro veículo;
  • assumir a responsabilidade pelo artigo submetido/publicado;
  • citar e incluir as devidas referências ao utilizar textos e artigos anteriores de sua autoria, evitando qualquer caracterização de autoplágio;
  • apresentar os resultados de um estudo único e complexo como um manuscrito inteiro e coeso, em vez de fragmentá-lo em manuscritos individuais;
  • comunicar imediatamente ao editor qualquer erro posteriormente encontrado em qualquer artigo submetido, aceito ou publicado, contribuindo para a publicação de uma errata ou retratação quando necessário;
  • atender à presunção de que não há conflito de interesses relacionado a eventuais fontes de financiamento da pesquisa ou qualquer outro tipo de conflito relevante.

5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O manuscrito submetido à publicação no BJFT é avaliado previamente por um Editor. Dependendo da qualidade geral do trabalho, poderá ser rejeitado ou retornar aos autores para adequações ou seguir para revisão por dois Revisores ad hoc. Todo o processo de revisão por pares é anônimo (double blind review), exceto para manuscritos cujos autores, alinhados com as ações da Ciência Aberta, tem apresentado o depósito de um Preprint do manuscrito e/ou optarem pela abertura da revisão. Os pareceres dos revisores são enviados para o Editor Associado, que emite um parecer para qualificar a pertinência de publicação do manuscrito. Caso haja discordância entre os pareceres, outros Revisores poderão ser consultados. Quando há possibilidade de publicação, os pareceres dos revisores e do Editor Associado são encaminhados aos Autores, para que verifiquem as recomendações e procedam às modificações pertinentes. As modificações feitas pelos autores devem ser destacadas no texto em cor diferente (ou realce). Não há limite para o número de revisões, sendo este um processo interativo cuja duração depende da agilidade dos Revisores e do Editor em emitir pareceres, bem como dos Autores em retornar o artigo revisado. No final do processo de avaliação, cabe ao Editor Chefe ou Editor de Área a decisão final de aprovar ou rejeitar a publicação do manuscrito, subsidiado pela recomendação do Editor Associado e pelos pareceres dos revisores. Este sistema de avaliação por pares é o mecanismo de auto regulação adotado pelo periódico Revista para atestar a credibilidade das pesquisas a serem publicadas. Como parte das ações de Ciência Aberta, quando aplicável, os nomes dos Editores e Revisores, bem como parte do processo de revisão, serão publicados junto com o artigo.

A Revista Brazilian Journal of Food Technology utiliza a ferramenta Crossref Similarity Check (iThenticate) para avaliar o plágio, contribuindo para a segurança dos artigos publicados.

O periódico está alinhado às práticas de Ciência Aberta e conta com o apoio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência de Tecnologia do Agronegócio, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Quando o trabalho apresentar resultados de pesquisa envolvendo a participação de seres humanos no Brasil, em conformidade com a Resolução nº 466 de 12 de outubro de 2012, publicada em 2013 pelo Conselho Nacional de Saúde do Brasil, deve ser informado o número do processo de aprovação do projeto por um Comitê de Ética em Pesquisa.

A avaliação prévia realizada pelos Editores considera: Atendimento ao escopo e às normas da revista; Relevância do estudo; Abrangência do enfoque; Adequação e reprodutibilidade da metodologia; Adequação e atualidade das referências bibliográficas e Qualidade da redação.

A avaliação posterior por Revisores e Editores/Conselheiros considera originalidade, qualidade científica, relevância, os aspectos técnicos do manuscrito, incluindo adequação do título e a qualidade do Abstract, da Introdução, da Metodologia, da Discussão e das Conclusões e clareza e objetividade do texto.

Submissão de manuscritos

A submissão do artigo deve ser online, pelo sistema ScholarOne, acessando o link: https://mc04.manuscriptcentral.com/bjft-scielo

Caso não seja usuário do ScholarOne, crie uma conta no sistema via Create an Account na tela de Log in. Ao criar a conta, atente para os campos marcados com *req.* pois são obrigatórios. Caso já seja usuário, mas esqueceu a senha, utilize o Reset Password na mesma tela.

Caso tenha dúvidas na utilização do sistema use o tutorial (Resources - User Tutorials) abaixo do Log in. Caso necessite de ajuda use o Help no cabeçalho da página, à extrema direita superior.

Durante a submissão, não usar o botão back do navegador.

Uma carta de apresentação (cover letter) do manuscrito deve ser submetida online via ScholarOne, descrevendo a hipótese/mensagem principal do trabalho, o que apresenta de inédito, a importância da sua contribuição para a área em que se enquadra e sua adequacidade para a revista Brazilian Journal of Food Technology. Indicar na Cover Letter quando o manuscrito resultar de dissertação ou teses defendidas

É obrigatório incluir o ORCID do autor correspondente ao enviar o manuscrito. É recomendado que também seja incluído o ORCID dos demais autores (ORCID: fornece um identificador digital persistente (um ID de ORCID) que você possui e controla, e que o distingue de todos os outros pesquisadores - https://orcid.org/)

O periódico BJFT, em linha com as práticas da Ciência Aberta, incentiva os autores a depositarem seus manuscritos em um repositório de Preprints, bem como material suplementar em um repositório de Dados, no momento da publicação, ou antes dela.

O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito, contribuindo para a preservação e reutilização de conteúdos e pesquisas, em caso de aprovação para publicação.

Manuscritos depositados no repositório SciELO Preprints ou equivalente são aceitos. Os autores devem informar os dados do manuscrito Preprint no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

O BJFT incentiva seus autores a disponibilizar todo o conteúdo subjacente ao texto do manuscrito (dados, códigos de programa e outros materiais), antes ou no momento da publicação. Esses conteúdos devem ser depositados no repositório SciELO Data ou equivalente. As informações devem ser incluídas no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”.

O BJFT recomenda que todos os autores vinculem seu ORCID às contas de preprint e dados durante a submissão.

Os autores podem escolher um ou mais meios de abertura do processo de revisão por pares oferecido pelo periódico. As opções são: 1) publicação ou não dos pareceres de avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e 2) interação direta ou indireta com os revisores responsáveis pela avaliação do manuscrito. As opções do autor devem ser informadas no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”.

O “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” preenchido deve ser enviado em pdf como arquivo suplementar na submissão.

Contribuições dos autores

O BJFT exige declarações de autoria e contribuição na submissão de artigos para garantir a adesão a processos e políticas de autoria/contribuição. O BJFT adotou a metodologia denominada Taxonomia das Funções do Contribuidor (Contributor Roles Taxonomy, CRediT) para descrever as contribuições individuais de cada autor para o trabalho. A taxonomia do CRedit não determina quem se qualifica como autor. A autoria é determinada pela política desse periódico.
O autor que faz a submissão do manuscrito é responsável por fornecer as contribuições de todos os autores. Todos os autores do manuscrito devem ter a oportunidade de revisar e confirmar as contribuições que lhe foram atribuídas. A cada autor podem ser atribuídas várias contribuições e uma determinada contribuição pode ser feita por vários autores. Quando vários autores desempenham o mesmo papel, o grau de contribuição deve ser especificado como "principal", "igual" ou "apoio".

#

ROLE

DEFINITION

1

Conceptualization

Ideas; formulation or evolution of overarching research goals and aims.

2

Data curation

Management activities to annotate (produce metadata), scrub data, and maintain research data (including software code, where it is necessary for interpreting the data itself) for initial use and later re-use.

3

Formal analysis

Application of statistical, mathematical, computational, or other formal techniques to analyse or synthesize study data.

4

Funding acquisition

Acquisition of the financial support for the project leading to this publication.

5

Investigation

Conducting a research and investigation process, specifically performing the experiments, or data/evidence collection.

6

Methodology

Development or design of methodology; creation of models.

7

Project administration

Management and coordination responsibility for the research activity planning and execution.

8

Resources

Provision of study materials, reagents, materials, patients, laboratory samples, animals, instrumentation, computing resources, or other analysis tools.

9

Software

Programming, software development; designing computer programs; implementation of the computer code and supporting algorithms; testing of existing code components.

10

Supervision

Oversight and leadership responsibility for the research activity planning and execution, including mentorship external to the core team.

11

Validation

Verification, whether as a part of the activity or separate, of the overall replication/reproducibility of results/experiments and other research outputs.

12

Visualization

Preparation, creation and/or presentation of the published work, specifically visualization/data presentation.

13

Writing – original draft

Preparation, creation and/or presentation of the published work, specifically writing the initial draft (including substantive translation).

14

Writing – review & editing

Preparation, creation and/or presentation of the published work by those from the original research group, specifically critical review, commentary, or revision – including pre- or post-publication stages.

Informações Adicionais

Após o manuscrito ser aceito para publicação, o autor correspondente será notificado da aprovação por e-mail. A secretaria do periódico realizará então a edição preliminar e encaminhará o arquivo para a Editora Cubo, a editora será responsável por cobrar a taxa de publicação. Uma vez concluído o pagamento, a editora iniciará o processo de edição e enviará a prova do artigo ao autor correspondente. A prova pode incluir comentários e revisões feitas pela equipe técnica. O autor deve devolver a prova revisada dentro do prazo estabelecido pela editora.
Se houver ainda alguma dúvida após a devolução da prova, a editora poderá entrar em contato com o autor correspondente novamente, até que o processo de edição seja finalizado. Durante o processo de correção, apenas aspectos editoriais do texto, bem como tabelas e figuras, serão revisados. Alterações significativas de conteúdo no manuscrito não serão aceitas.
Ao final do processo de produção, a editora enviará o artigo para publicação nos sites da SciELO e do periódico. A secretaria do periódico notificará os autores sobre a publicação.

Atualizado em 18/10/2024

Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
Av. Brasil, 2880, Campinas – SP, Brazil. Zip Code: 13070-178
Phone: +55 19 3743-1762 | E-mail: bjftsec@ital.sp.gov.br

Licença Creative Commons
Except where otherwise stated, content on this journal is licensed under a Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC BY 4.0).